Receita alerta para e-mail falso que quer roubar dados do contribuinte

Publicado: 07/10/2006 em => Ataques & Ameaças

Brasília – Uma mensagem falsa, em nome do coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal, Marcelo Fisch, está circulando pela internet.

Uma mensagem falsa, em nome do coordenador-geral de Fiscalização, Marcelo Fisch, está circulando pela internet, alertou a Receita Federal em um comunicado em seu web site.

A Receita pede para que o usuário não abra nem responda e-mail de origem desconhecida, e esclarece que a entidade não envia qualquer mensagem de correio eletrônico sem autorização do contribuinte.

+Leia Mais

As mensagens são transmitidas por quadrilhas especializadas em praticar crimes pela Internet. Os criminosos tentam obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte.
No e-mail falso em nome da Coordenação-Geral de Fiscalização (Cofis) da Receita, os golpistas informam que constam na Receita pendências cadastrais do contribuinte e alertam para que elas sejam solucionadas sob pena de multa.
Para dar maior credibilidade à tentativa de fraude, as quadrilhas utilizam também nomes e timbres oficiais. Estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores utilizados.

Para não cair no golpe, o contribuinte deve ficar atento às seguintes recomendações:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Para obter mais informações sobre a fraude, o contribuinte pode procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (0300-789-0300).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s