=> FiqueALERTA ! Brasil – Vírus para Windows XP rouba dados de contas bancárias

Publicado: 13/04/2008 em => Piores Vírus

 Computadores (Macs inclusive) rodando Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003 e Windows 2000 não totalmente atualizados estão vulneráveis ao vírus.

“Especialistas em segurança alertam para um furtivo vírus para Windows que rouba dados de login de contas bancárias online. De dezembro a janeiro, o programa malicioso fez cerca de 5 mil vítimas, a maioria na Europa”, informa artigo publicado no site da BBC.

Segundo o artigo, muitos internautas estão caindo em armadilhas instaladas em sites que se aproveitam de vulnerabilidades no navegador Internet Explorer para instalar o código malicioso. “Especialistas dizem que o código é perigoso, pois oculta-se profundamente no Windows para evitar ser detectado”.

O programa malicioso, diz o artigo, é um tipo de virus conhecido como rootkit que tenta sobrescrever a parte do disco rígido chamada Master Boot Record (MBR), responsável pela inicialização da máquina. “Uma vez instalado, o vírus — batizado de Mebroot pela Symantec — geralmente baixa outros programas maliciosos, como keyloggers, para realizar o trabalho de roubar informações confidenciais”.

O artigo diz também que a maioria desses programas aguardam até que o usuário se conecte a sistemas bancários online para só então agir.

“Atribui-se ao grupo russo por trás do Mebroot a criação da família de vírus conhecida por ter-se instalado em mais de 200 mil sistemas. Esse grupo especializou-se em roubar dados bancários”, informa o artigo da BBC. “Apesar de os programas que roubam senhas instalados pelo Mebroot poderem ser encontrados por software de segurança, poucos pacotes antivirus comerciais atualmente detectam sua presença. O Mebroot não pode ser removido enquanto o computador está em uso”.

“A firma independente de segurança GMER produziu utilitário que rastreia e remove o programa furtivo”, diz o artigo, que informa também que computadores rodando Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003 e Windows 2000 não totalmente atualizados estão todos vulneráveis ao vírus.

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7183008.stm

Dicas de segurança em internet : Clique aqui ou no menu […]Downloads[…] acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s