=> FiqueALERTA ! Brasil – E-mail que informa perda de declarações enviadas à Receita Federal é golpe

Publicado: 29/04/2008 em => Ataques & Ameaças

Crackers aproveitam últimos momentos de entrega do IR para proliferar novos vírus

São Paulo, 29 de abril de 2008

Crackers estão aproveitando os últimos momentos para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 para tentar realizar golpes virtuais. Os criminosos enviam e-mails com links falsificados solicitando que o internauta acesse a página da Receita Federal através de links encaminhados na mensagem. Mas no momento em que os acessam, os usuários percebem que se trata de um vírus que apenas abriu caminho para que o invasor acesse seus dados pessoais e se instale na máquina.

O golpe é realizado através de um e-mail com a falsa notícia de que um congestionamento no sistema da Receita Federal teria resultado na perda de algumas declarações. Ao final, a mensagem pede ao usuário que clique em um link para saber se sua declaração pessoal estaria dentro do grupo perdido.

O especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro, afirma que livrar-se do golpe é simples: basta o internauta prestar atenção na URL (endereço da página) do site, pois o clonado terá a URL diferente do verdadeiro, mesmo esta sendo mínima, e estar atento aos erros de português, comuns nas páginas falsas. Além disso, a Receita Federal já afirmou que nunca entra em contato com os contribuintes através de e-mails.

A ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

A entrega da declaração do imposto de renda termina às 20h desta quarta-feira, 30/04.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=10705

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s