=> Fique ALERTA ! Brasil – Golpe usa boato sobre renuncia de Obama

Publicado: 19/01/2009 em => Golpes

obama_21

Golpe usa boato sobre renúncia de Obama.

Objetivo é fazer com que usuários de e-mail cliquem em links maliciosos.
Com isso, eles podem ser levados a sites que infectam computadores.

Atentos à posse de Barack Obama, marcada para esta terça-feira (20) nos Estados Unidos, golpistas criaram e-mails que falam sobre a desistência do político em se tornar o próximo presidente norte-americano. O objetivo, diz a empresa de segurança Symantec, é utilizar a popularidade de Obama para invadir computadores de todo o mundo.

“Barack Obama se recusou a tornar-se presidente dos Estados Unidos”, “Obama se foi” e “não há mais presidente dos Estados Unidos” são algumas das mensagens que chegam às caixas de entrada com títulos alarmantes — os textos não explicam as afirmações.

Esses e-mails contém links que, quando clicados, levam os internautas para sites que colocam em risco a segurança de seus computadores.

De acordo com a Symantec, a praga usada nesse tipo de golpe é a Waledac. Apesar de não ser considerado um código malicioso de alto risco, ele pode inserir informações no computador infectado, fazer com que a máquina dissemine spams (e-mails não-solicitados) e ainda criar uma “porta” no PC que permite o acesso remoto de pessoas mal-intencionadas.

“Esse golpe pode pegar muitos usuários, já que os mesmos são levados rapidamente a acessar o site falso para ler as últimas notícias anunciadas pelo e-mail. Muitas vezes, o fazem sem pensar nos riscos que estão correndo”, afirmou a empresa de segurança. “No final do ano passado, esse mesmo software foi usado em diversas ameaças relacionadas ao período de Natal”, continuou.

Esse tipo de golpe é chamada de phishing scam (veja abaixo como funciona). Com ele, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informaçõe.

Bastante comum, esse tipo de golpe virtual é baseado no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Outra possibilidade para enganar os usuários da web é a oferta de links, também para páginas fraudulentas, em variados sites, blogs e redes sociais.
O que é Phishing:

Quando aceitam a sugestão dos piratas, abrindo os arquivos ou visitando esses endereços, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

Fonte : http://g1.globo.com/Noticias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s