=> FiqueALERTA ! Brasil: E-mail com falso vídeo de resgate dos mineiros rouba dados bancários

Publicado: 17/10/2010 em => Falsos emails

Com o resgate dos mineiros chilenos pautando a imprensa e as rodas de conversa mundiais, os criminosos digitais já aproveitam a evidência do assunto para novas tentativas de roubo de dados de internautas. E, mais uma vez, os crime digital brasileiro se destaca no mundo inteiro. É o que diz o Laboratório Latino-Americano de Ameaças da ESET, empresa responsável pelo antivírus NOD32.

Devido à história dos mineiros ter ocorrido no Chile, uma série de e-mails portando malware escritos em espanhol tem rodado a Internet, mas a grande surpresa para o laboratório da ESET é que uma variação desses e-mails em português também tem surgido em grande número pela rede. As mensagens de conteúdo camuflado abusam da possível falta de informação dos usuários, induzindo-os a baixar um arquivo malicioso disfarçado de arquivo de vídeo.

“Os e-mails possuem simplesmente um título chamativo que sugere o fracasso da operação de resgate, e o corpo da mensagem traz somente um link. Se o usuário clica no link, é baixado um arquivo de extensão COM identificado pelo ESET NOD32 como Win32/TrojanDownloader.Banload.PNA, uma variante de um cavalo de troia bancário muito disseminado no Brasil”, diz Sebástian Bortnik, coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina.

A ESET diz ter detectado muitos e-mails desse tipo após o resgate. “Este ataque virtual está em plena propagação. É interessante ver como a América Latina representa uma região de amplo contato onde os criminosos podem aproveitar ameaças bem sucedidas em países próximos para propagar em seus países, mesmo que utilizem idiomas diferentes”, conclui Sebástian.

 

FONTE : Correio Brasiliense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s